FAQ - Questões Mais Frequentes

FAQ - Dúvidas Mais Frequentes



Existem problemas que pelas suas carecteristicas surgem com bastante frequência, e por isso mesmo há muitas pessoas com esses problemas nas suas casas. Assim, elaboramos este artigo onde poderá encontrar a resposta para algumas dessas dúvidas mais frequentes.







18 comentários sobre:

"FAQ - Questões Mais Frequentes"

Luisa Borges

Que bela lista de dúvidas e respostas que aqui têm.
Gostava de saber como posso pintar umas portas que tenho lá em casa na cor branca, como se vê em muitas revistas de decoração. Por favor respondam-me.

Tintas e Pintura

Olá Luisa;
Muito obragado pelo seu comentário.
Em relação ao que me pergunta gostaria de lhe dizer que sim, pode pintar as portas como descreve. Pode pintar com uma tinta de esmalte meio-brilho, brilhante ou mate.
No entanto para a ajudar mais gostaria de saber como é que as portas estão, ou seja se estão pintadas ou envernizadas.

Anónimo

Gostava de saber qual a opnião sobre a marca de tintas ( tintas europa)
o pintor que me deu o orçamento trabalha com essa marca á muitos anos e diz que é boa, mas como não conheço gostaria de saber mais.

cumprimentos
Carlos Agostinho

Unknown

Olá Carlos Agostinho;

De um modo geral, quase todas as marcas têm produtos de melhor e também de pior qualidade, falar apenas da marca x como sendo de qualidade ou não, principalmente em marcas pequenas, é simplificar em demasiado o que não é assim tão simples, para fazer uma análise mais concreta é necessário saber de que produto(s) é que se está a falar.

Repare que uma marca com nome no mercado tem que ter muito mais cuidados com os produtos que tem à venda do que uma marca menos conhecida, essa(s) para ganharem quota de mercado só o conseguem com o factor preço e aí não há milagres.

Se o seu problema é o preço das tintas, então existe no mercado algumas opções de tintas com qualidade razoável a preço também razoável. Por outro lado se o preço não é o factor principal na escolha então aconselho sempre a pintar com tintas de grande qualidade e garantias dadas.

Muitas vezes o pintor tenta "enfiar" a tinta onde pode ganhar mais dinheiro, ou escolhe tintas baratas para poder fazer orçamentos baixos e assim ganhar o trabalho, pode-se considerar esta atitude normal e não deve ser levada a mal, desde que se responsabilize pelo trabalho que faz, o que infelizmente nem sempre acontece. A escolha final é e deverá ser sempre do cliente.

No seu caso aconselho-o a pedir dois orçamentos para o mesmo trabalho, onde venha descrito qual a tinta (marca e produto) a ser aplicada e depois compare se são produtos semelhantes.

Pode ver a nossa página sobre equivalência entre produtos das principais marcas em Portugal, aqui; http://cscreative.net/TintasPintura/EquivalenciasTintas/EquivalenciaTintas.htm, nesta página já poderá ter uma noção melhor da equivalência existente entre produtos das marcas.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Anónimo

BOA TARDE GOSTARIA DE SABER QUAL A TINTA A APLICAR POR CIMA DE UMA OUTRA QUE PENSO QUE SEJA TINTA DE OLEO?OBRIGADO

Unknown

Resposta a Anónimo;

Pode aplicar outra tinta de óleo ou esmalte se fizer o devido tratamento e preparação do suporte para a repintura.
Siga sempre os conselhos que vem na embalagem do produto ou na ficha técnica do mesmo.
Não aplique nenhuma tinta, por cima da antiga, sem um tratamento prévio, pois não vai ter bons resultados.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Rui Coelho

boa tarde ainda a pouco comprei uma tinta plástica barbot branca linha profissional (aproveitando promoção de supermercado) duvidei do preço mas sendo de marca decidi arriscar, acontece que na lata de 20 litros não tem indicações (tipo limpeza de ferramentas, rendimento, etc) e decidi pesquisar a tinta online, resumindo fiquei assustado com os comentários a essas tintas.
a minha pergunta é posso usar a tinta ou será que não vale mesmo a pena usa-la??(e deitar o dinheiro fora)2ª pergunta será que devo usar primario em toda a superficie a pintar, e se sim podem-me aconselhar algum? orçamento baixo loool(é que ja usei o kilz que é de muito boa qualidade mas preço alto)obrigado

Unknown

Resposta a Rui Coelho;

Caro visitante, a resposta que podemos dar quanto à qualidade das tintas baratas, pode ver aqui no nosso site no seguinte link;
http://tintasepintura.blogspot.pt/2009/02/o-custo-de-uma-tinta.html

Em relação à sua segunda questão, Se deve ou não utilizar primário, isso depende do estado em que a parede se encontra, como não nos informa sobre essa situação é para nós difícil de lhe responder.
No entanto se é para efectuar uma repintura e a parede se encontra em bom estado, sem infiltrações, bolores ou fungos, a tinta velha não está a cair ou a parede não se está a desfazer, não necessita de primário, já se alguma das situações acima se verificar aí deverá aplicar um primário próprio.
Para cada situação(problema), há primários próprios, por isso temos que saber que problema existe para podermos indicar o primário mais aconselhado.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Anónimo

Bom dia,
Queria pintar o meu apartamento e tenho algumas dúvidas para as quais gostaria da sua ajuda. O apartamento está pintado com tinta de areia branca e a pintura está em bom estado, isto é, não há humidades, manchas, tinta levantada, etc, apenas está um pouco amarelada. Pretendia pintar tudo novamente de branco e manter o aspeto da tinta de areia mas não sei que tipo de tinta usar. Será que poderei pintar com tinta plástica?
Obrigado

Unknown

Resposta a Anónimo;

O aspecto de relevo da tinta de areia é dada com um rolo próprio, (rugo), após isto pode-se pintar por cima com tinta plástica lisa, que o relevo continua a notar-se.
Também se pode retirar o relevo, mas isso é outra coisa e bastante trabalhosa.

Sempre ao dispor.
Tintas e Pintura

Anónimo

Tenho uma maquina airless titan 840i gostaria de saber se com essa maquina posso aplicar massa corrida, caso a resposta seja sim, como devo preparar a maquina para a aplicação?

Unknown

Resposta a Anónimo;

O ideal para ter uma resposta certa é contactar directamente a marca da sua máquina, pode ver no seguinte link todas as características dessa máquina; http://www.titantool.com/portal/int_840i_en_titantool,,230635,,,markierung+840i.html.

Também pode e deve contactar o representante da marca no Brasil; http://www.cetecindustrial.com.br/cetec/pistola_liquida.php

Sempre ao dispor.
Tintas e Pintura

Anónimo

Boas,
A perede da varanda do exterior do meu apartamento está feia (parte que fica por baixo das grades) e suja e eu gostaria de pintar, ela é da cor branco marfim e é aos piquinhos (penso que se diz texturada), que tinta devo comprar para que eu ao pintar não fique lisa e como a devo pintar, se for com pincel pode ficar lisa?
Cumprimentos

Unknown

Resposta a Anónimo;

Pode pintar com uma tinta aquosa lisa normal e usar uma trincha ou de preferência um rolo de pintura apropriado.
Claro que deve ter alguns cuidados, pois a área que vai pintar irá ficar diferente do resto do prédio e também a tinta a usar deve ser apropriada para o exterior, ou seja com boa qualidade.
Este tipo de tinta rende em média entre 12 e 15m2 por litro por isso veja a quantidade que vai necessitar, mas uma vez que é apenas uma pequena área, uma ou duas latas de 0,75lt deve chegar.
De resto, deve limpar ou lavar a área a ser pintada e fazer as devidas reparações, caso necessário e só depois pintar em duas demãos.
Siga as indicações que vêm na lata de tinta ou na ficha técnica do produto que comprar, pode encontrar essas fichas técnicas aqui no blogue.
Em relação ao picotado que tem na parede, ele não vai desaparecer apenas com uma ou duas demãos de tinta.

Sempre ao dispor.
Carlos Santana
Tintas e Pintura

Anónimo

Bom dia,
Em relação á pintura da varanda, posso usar a tinta que uso dentro de casa que é mais ou menos a mesma cor, é Vinylsoft, ou esta só dá para dentro de casa.
E esta tinta aplicada em cima do tal picotado só com uma de mão (porquê a parade da varanda é só mesmo lavar a cara, como se costuma dizer, porquê não tem rachadelas nem nada)vai-se continuar a notar esse picotado, não altera nada?
Cumprimentos

Unknown

Resposta a Anónimo;

A tinta Vinylsoft é uma tinta com boa qualidade mas com característica próprias para pinturas interiores principalmente em zonas onde seja necessário lavar ou limpar as paredes com alguma frequência, como cozinhas e casas de banho, pode ver a ficha técnica no seguinte link; http://dl.dropbox.com/u/3883727/TintasPintura/posts/pt/ProdutosFichasTecnicas/ProdFichCin/PaginasProdutos/Tintas/VINYLSOFT10-240.pdf.

Para o exterior deve aplicar uma tinta plástica mate, própria para paredes exteriores como por exemplo; Vinylmatt ou Nováqua ou outra semelhante, também pode optar por outra marca existente no mercado e que o preço lhe agrade mais, mas não se esqueça que se quer um trabalho que dure e resista bem à chuva, sol etc., não compre produtos demasiado baratos e de qualidade duvidosa. Como a área a pintar não é muito grande opte por comprar um bom produto, pois a quantidade de tinta necessária não é muita.
Em relação ao picotado, se este for muito suave quase a não se ver, é natural que fique mais escondido, mas se for um picotado normal, apenas uma demão ou duas de tinta bem espalhada não vai alterar significativamente o aspecto, claro que se aplicar a tinta em camadas muito espessas e/ou mal espalhada é natural que encha o picotado e que depois se note alguma diferença.

Ficha técnica Vinylmatt;http://dl.dropbox.com/u/3883727/TintasPintura/posts/pt/ProdutosFichasTecnicas/ProdFichCin/ficheiros/VinylMatt.pdf

Ficha técnica Nováqua;http://dl.dropbox.com/u/3883727/TintasPintura/posts/pt/ProdutosFichasTecnicas/ProdFichCin/PaginasProdutos/Tintas/NOVAQUA_HD.pdf

Sempre ao dispor.
Carlos Santana
Tintas e Pintura

Anónimo

Bom dia,
O meu quarto tem uma área de mais ou menos 3x3, e queria pintar a perede por trás da cama de uma cor diferente da que tenho na casa toda (que é branco marfim) mas como o quarto não é grande queria saber que cor usar para lhe dar um ar maior, a parede por tras da cama é encaixada de um lado num pilar, isto évista de frente para a parede tem mais ou menos 50cm de pilar e depois a parede entra para dentro do pilar uns 10cm e tem de comprimento essa parede o resto que são 2.5m, queria pintar só essa parade de 2.5m e uma altura (por baixo do rodapé (não sei se é assim que se chama á parte de gesso em toda a voilta do quarto e mais uns 20cm da viga))2.30m.
Qual a cor a usar para dar a entender de quarto maior.
Cumprimentos
Nelson

Unknown

Resposta ao Nelson;

Podes ver como dimensionar espaços pode parecer que um quarto pareça maior ou mais pequeno, no seguinte link; http://tintasepintura.blogspot.pt/2011/04/aprenda-dimensionar-espaco.html

Em relação à cor a usar, vai para uma cor forte do tom que gostares mais ou que fique bem com o que tem no quarto, por exemplo cortinados, endredon, cor mobília, etc. Faz com que o conjunto fique armonioso.

Sempre ao dispor.
Carlos Santana

Novo Comentário em Tintas e Pintura

Leia Antes de Comentar:

  • Os comentários deste blogue são todos moderados;
  • Escreva apenas sobre o tema deste artigo;
  • Ofensas pessoais ou spam não serão aceites;
  • Não fazemos parcerias por meio de comentários;
  • Faça comentários relevantes;
  • Para entrar em contacto, também poderá usar o nosso formulário de contacto;
  • Obrigado pela sua visita e volte sempre.
  • ATENÇÃO
  • NÃO RESPONDO A COMENTÁRIOS ANÓNIMOS, COLOQUE SEMPRE O SEU NOME!