Problemas Mais Comuns

Descubra neste post quais são os problemas mais comuns na pintura, quais as causas e como resolver esses problemas.


Quando se efectua uma pintura, ou até mesmo antes, por vezes surgem problemas nas superfícies, como falta de aderência da tinta, escorridos, bolhas etc., e nem sempre se sabe como proceder correctamente para resolver estas situações.

Clique no botão abaixo para ler o resto do artigo.

Aqui

45 comentários sobre:

"Problemas Mais Comuns"

Mário Mendes

Muito bom estas dicas, ajuda muito.

Anónimo

Boa noite,
Estou com um problema recorrente no tecto da minha cozinha, esté é o 2º ano que pinto o tecto da cozinha e acontece sempre o mesmo, passado algumas horas começa a ficar amarelado em algumas zonas e passados alguns dias começa a desfazer-se a tinta e a cair pedaços de tinta e são sempre as mesmas zonas.
Para pintar o tecto procedi da seguinte forma:
1º- raspei com espatula as tintas todas velhas e não aderentes nas zonas mais problematicas;
2º- raspei com escova de arame nas zonas mais problematicas;
3º- passei com um pano embebido em diluente sintectico por todo o tecto, mas principalmente nas zonas mais problematicas;
4º- deixei secar e apliquei o cinolite sealer;
5º- passado 24 hrs apliquei massa hantek nas zonas mais problematicas;
6º- no dia seguinte lixei as massas e apliquei novamente 2ª demao de cinolite sealer;
7º- esperei 24 hrs e apliquei tinta branca especifica para tectos da CIN;
8º- não seria preciso, dado que esta tinta para tectos da CIN dá uma boa cobertura, mas dei uma 2ª demao da tinta tectos da CIN passado 24 hrs (como passado algumas horas as manchas amarela comecaram a aparecer).
Hoje já passaram 3 dias e as manchas amarelas estão a alastrar de dia para dia e conmeçou a "esfarelar" e a cair pedaços de tinta, dá a impressão que tem humidade de cima, mas não existe nenhuma fuga aparente de aguas...??

será que me conseguem ajudar?

obrigado,
cumprimentos,
fernando trigo
tlm: 934100142
mail: nandotrigo@gmail.com

Tintas e Pintura

Resposta
Caro visitante;

Muito obrigado pelo seu contacto assim como a visita que efetuou ao meu blogue.
Em relação ao que me indica, penso que terá mesmo um foco de grande humidade, só isso poderá explicar esta situação.
O esquema que indica e à primeira vista parece estar correcta à excepção do passo 3, que foi passar diluente no tecto, julgo que não é necessário.
Pode experimentar o seguinte, nas zonas afectadas;
1º - Retire toda a tinta mal aderente.
2º - Aplique massa para ficar tudo liso.
3º - Aplique um subcapa branca
4º - Pinte com a tinta de acabamento.

Melhores cumprimentos
Tintas e Pintura

A Rodrigues

Bom dia!
Estas dicas são ótimas.
Tenho uma dúvida que gotaria que me ajudassem e que é a seguinte: Tenho papel de parede que vou remover para depois pintar a parede. O que devo fazer à parede para remover alguns residuos de cola antes de aplicar a tinta?

Tintas e Pintura

Resposta a Rodrigues

Para retirar os restos da cola tem que passar uma espatula, mas com cuidado para não ferir a parede, se isso acontecer tem que reparar com massa de reparação, deixar secar e passar lixa para que fique lisa.

Melhores cumprimentos

Anónimo

ola!
tenho uma parede pintada de azul forte tipo FCporto. e pretendo pinta-la de novo numa cor mais suave. é possivel? qual a melhor maneira de o fazer? obrigado

Tintas e Pintura

Resposta a Anónimo;

Qualquer cor pode ser pintada por cima, claro que uma cor forte poderá ser mais difícil de cobrir, mas isso também depende da qualidade da tinta que vai aplicar.
Compre uma boa tinta, de qualidade e repinte a parede, por cima do azul.
Penso que com 2 a 3 demãos vai resolver o assunto.

Melhores cumprimentos.

JarbasLove

Olá bom dia,por favor tire-me uma dúvida, eu tenho uma parede que foi pintada à óleo, já fazem 3 anos, porém hoje eu queria pintá-la com látex, devido o forte cheiro causado pela tinta á óleo, isto é possível? Qual sua orientação, tem solução ou só pode ser usada tinta a óleo? Obrigado e um abraço.

Tintas e Pintura

Olá Jarbas;

Pode, mas tem que ter alguns cuidados, primeiro tem que lixar a parede toda, não precisa de tirar a tinta toda, basta que fique sem brilho, pois a mesma vai servir como um fundo para a tinta acrilica, use uma lixa fina grão 220 ou 320, após lixar elimine todo o pó da parede, passe um pano húmido, espere secar e após isso já pode pintar, dê um intervalo de 3 a 4 horas entre as demãos.
Se quiser pode testar esta solução, antes de pintar a parede toda. Escolha um sitio escondido, por exemplo atráz de um móvel e faça o seu teste.
Espero ter ajudado.

Anónimo

Olá, chamo-me Ana e gostaria que me dessem alguma dica sobre a questão que vou colocar:fiz algumas obras em casa onde há algumas paredes que tem reboco novo e reboco mais velho, para não se notar as diferenças que tipo de tinta devo usar? Obrigada

Unknown

Olá Ana;

Para não notar a diferença entre as paredes, deve pintar com tinta de areia com o rolo de relevo(Rugo). Se pintar com tinta lisa vai-se notar a diferença e se a tinta tiver algum tipo de brilho, ainda se vai notar mais.

Espero ter ajudado.

Anónimo

Olá!
Num portão que temos, aplicamos removedor, porque já existiam muitas camadas de tinta, retiramos toda a tinta velha e aplicamos o zarcão. Só que quando demos a mão da tinta nova ficou cheio de bolhas, que depois pocaram e ficou só a marca delas. Ficou feio e sujeito a aderência de poeira... O que podemos fazer para retirar estas marcas? Obs. utilizamos rolo de espuma e tinta óleo.
Desde já grata,
Vanessa.

Unknown

Resposta a Vanessa;

Esta situação pode ter acontecido por várias razões;
- Não retiraram o removedor completamente e este provocou essa anomalia à tinta.
- O zarcão e a tinta que aplicaram não eram compatíveis, por exemplo de bases diferentes.
- A tinta foi aplicada numa altura de grande calor/sol, e isso provocou uma secagem demasiado rápida.

Agora só pode fazer uma coisa, lixar toda a área com uma lixa própria fina, até as marcas e o brilho da tinta saírem e depois voltar a repintar.

Nota: Utilize uma tinta de esmalte compatível com o zarcão utilizado.

Sempre ao dispor.
Ajudar é sempre um prazer!

Anónimo

Obrigada pela resposta à outra dúvida!

Numa pintura em portão, o que fazer para não ficar riscada/com marcas?

Grata,

Vanessa.

Unknown

Resposta a Vanessa;

Se seguir todos os paços correctos, (lixar toda a área até não haver restos de tinta velha, intervalo entre demãos, diluição da tinta, etc.) não vai ficar com marcas nenhumas, ficará uma pintura (lacagem), lisa e bonita.
Não use nenhum esmalte de secagem rápida, esse tipo de esmalte só deve ser aplicado por um profissional com experiência devido à sua maior dificuldade de aplicação correcta.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Anónimo

Olá. Estou mudando uma cor de parede de vermelho para o laranja. Só que , antes tirei alguns buracos com massa corrida. Quando enfim pintei de laranja, ficaram bem visiveis as marcas de onde passei a massa, passei várias demãos e não uniformiza. A tinta que estou aplicando é suvinil, mesmo assim aparecem as manchas brancas daonde estão as massas. O que fazer? Passar quantas demaõs necessárias até ficar uniforme ?

Unknown

Resposta a Anónimo;

O problema não deve ter a ver com a qualidade da tinta, apesar de não me indicar qual a tinta que está a aplicar, pois a Suvinil tem várias.
O problema deve ter a ver com a opacidade da cor/tinta que comprou, veja o seguinte video para saber mais sobre opacidade; http://www.youtube.com/watch?v=u_BXDQ1DXxE.
A solução é aplicar uma base, ou primário de grande opacidade/cobertura nas zonas onde aplicou a massa e depois então pintar por cima com a tinta que comprou.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Pedro Ferreira

Pintura de Muro

boa tarde, gostava de colocar umas questões, se me puder ajudar ficaria muito grato,

Pensei em pintar o meu muro, começei por usar jacto de agua a fim de lavar o muro e remover poeiras e tinta que não estava agarrada,

Entretanto a tinta que saltou deixou umas falhas ficando o reboco à mostra, como as disfarço?, visto que se nota uma diferença no relevo 1 ou 2mm de espessura entre a tinta velha e o reboco? e que técnica posso usar para pintar o muro? que tintas devo usar?, em construçoes novas vejo que colocam diretamente no reboco um produto de cor amarelada mas não sei o que é...

obrigado
Pedro Ferreira

Unknown

Resposta a Pedro Ferreira;

Para resolver o seu problema, pode fazer duas coisas;
Lavar a parede e raspar com uma espatula até a tinta velha sair toda ou;
Aplicar uma demão de tinta de areia picotada com rolo próprio para criar uma uniformação em toda a área e depois se quiser pode pintar por cima com uma tinta plástica lisa.

Em relção ao produto que vê aplicarem em construções novas deve ser um primário mas apenas pela indicação que me fala não posso dizer exactamente o que é. No entanto e uma vez que se trata de muros nem sempre se aplica primários para poupar em custos pelo que não é comp'letamente necessário usar, depende da situação em que o muro se encontre. Se o reboco estiver bem consistente e a tinta velha estiver bem agarrada pode dispensar o primário, devendo dar uma primeira demão mais diluida e a segunda conforme indicação na embalagem da tinta que comprar.

Sempre ao dispor.
Carlos Santana
Tintas e Pintura

hilario

Boa tarde

Tenho uma parede pintada com Tartaruguinha.
Gostaria de aplicar papel de parede nessa parede.
Como posso fazer para que a parede fique lisa?

Grato e cumprimentos

Unknown

Resposta a Hilario;

Obrigado pela sua questão.

Vai ser bastante trabalhoso fazer aquilo que deseja, no entanto possivel.

1º - Comece por remover toda a tinta areada que não esteja bem aderente.
2º - Limpe as poeiras e gorduras existentes.
3º - Aplique uma demão de Aqua Primer no sentido de promover a aderência de todo o esquema que se segue.
4º - Barrar todas as paredes com massa Alltek Extra fino.
5º - Após secagem aplicar uma demão de Primário Cinolite HP.
6º - Finalmente pinte com uma tinta lisa de qualidade, conforme o acabamento pretendido.

Nota: Os produtos aqui indicados são da marca Cin, apenas servem de exemplo, pode optar por produtos idênticos de outra marca.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Anónimo

Olá amigos,

me chamo Roberto,

Pintei uma parede na cor rubi que era cor de creme, após uns 05 dias apareceram manchas como se alguen passace um pinsel na cor cinza em algumas partes no meio da parede, pintei novamente e após uns 04 dias apareceram as mesmas manchas, o que devo fazer a tinta e da marca coral.

poderia mandar a resposa tambem para o meu e-mail: carlos rmm@oi.com.br

Unknown

Olá Roberto;

Obrigado pelao seu comentário.

Era importante saber se essas manchas já existiam antes de pintar de cor rubi.
Essas manchas serem só numa zona, é ainda mais estranho, pois se foce da tinta as manchas seriam generalizadas.
Por isso o problema deve estar na parede, talvez causada por alguma infiltração, é difícil de dizer sem ver a parede.
Veja se é esse o problema, se for tem que resolver este antes de pintar, se não for esse problema pode ser alguma mancha que já existia na parede, se for o caso deve aplicar um primário com bom poder de opacidade em 2 ou mais demãos e depois voltar a pintar.

Qualquer outra dúvida disponha sempre.

Sempre ao dispor.
Carlos Santana

Paulo

Olá, me chamo Paulo.
Vou finalmente pintar meu portão (tipo veneziana). Minha dúvida é se tenho que passar algum tipo de fundo nele, pois ele já veio com aquela camada (grafite) do serralheiro. E, como vai para 1 ano de instalado, surgiram poucas partes de oxidação, na qual de fundo grafite tornou-se cor de ferrugem, mas não é, é apenas oxidação. Então é isso, tenho que passar fundo nele todo ou só nessas partes oxidadas, ou até nem precisa fundo na parte oxidada, só lixar ??? Pois o esmalte cobrirá.

Unknown

Resposta ao Paulo;

Pode fazer de várias maneiras, dependendo do esmalte que quiser aplicar. Existem esmaltes que tem que aplicar um primário (esmaltes normais) e outros que pode aplicar sem primário (tipo Hammerite).
Leia o meu artigo sobre o assunto, penso que vai ter a resposta às suas dúvidas;
http://tintasepintura.blogspot.pt/2009/02/pintar-metais.html

Se mesmo assim tiver qualquer outra questão, disponha.

Tintas e Pintura
Carlos Santana

Carlos Alberto Anastacio

ola bom dia,
as telhas do telhado de minha casa estao a desfazer-se gostaria de saber se existe algum produto do qual eu possa solicionar este problema.
obrigado
Carlos Anastacio

Unknown

Resposta ao Carlos;

Como não me indica de que tipo de telha está a falar, a resposta pode ser diferente conforme o caso, mas partindo do principio que a telha que tem é a normal (cor de barro) a solução depende do estado real dessa telha.
Se está mesmo em péssimas condições, terá que a trocar.
Se está em condições ainda razoáveis, terá que lavar muito bem todo o telhado com uma solução anti-fungos e algas e depois de bem seca pintá-la com uma tinta própria para telhados. Pode encontrar estya tinta à venda em qualquer boa loja de tintas.
Posso indicar-lhe a titulo de exemplo a tinta para telhados da Cin, mas pode encontrar idêntica de outras marcas.
Veja a ficha técnica no seguinte link; http://goo.gl/Yz7rT


Sempre ao dispor.

Tintas e Pintura
Carlos Santana

Susana Pires

Olá,o meu problema é que eu tenho a minha casa feita quase a 2 anos e a pintura da casa no interior de todos os compartimentos,está a cair (escamar se digamos) começa á beira do rodapé com bolhas e segue se para cima e cai. Será das paredes terem umidade? O que devo fazer como trabalho se for esse o caso de umidade ou se as paredes não levaram o adequado antes da pintura,obrigado.

Unknown

Resposta à Susana;

Sem analisar no local é difícil dizer-lhe exactamente qual é o problema, pois podem ser várias coisas.
Humidade, má aderência da tinta às paredes, qualidade da tinta, pintura mal feita, etc.
Para resolver o problema terá que primeiro saber qual a razão do problema, por isso o melhor é contactar vários profissionais de pintura e ver qual é a opinião/sugestão deles, depois analise as várias opiniões e tire as suas conclusões.

Pode-me contactar quando tiver mais dados para a poder ajudar.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

gggggggyyhgbntgby

Olá Bom dia

Tenho uma cozinha em fórmica branca já com bastantes anos, uma das portas já lhe falta um bocado e gostava de a mudar de cor, disseram-me que era possível se cobrisse a parte que falta com uma massa e depois com uma lixa tirar o brilho da fórmica, passar um primário e cobrir com a cor escolhida.
o meu problema é saber qual a massa, primário e tinta devo utilizar, para depois não descascar tudo.
Obrigado
Georgina Rios

Unknown

Resposta à Georgina;

O que lhe disseram está correcto. Em relação à massa deve aplicar um betume para madeira à venda em qualquer boa loja de tintas.
Como exemplo veja a ficha técnica no seguinte link: http://goo.gl/tF1li

Nesta ficha técnica também tem a informação do primário e tinta de esmalte que pode aplicar, assim como deve fazer o trabalho.
Note que pode optar por outra marca se assim desejar, pois também têm produtos semelhantes.

Sempre ao dispor.

Carlos santana
Tintas e Pintura

Unknown

Zarcão de má qualidade e mal aplicado é causa do metalon não aceitar a tinta adequadamente?

Roberto

Sofia Peres

Boa tarde,

Estou a pensar pintar a minha casa, que já tem cerca de 8 anos.
Tirando algumas paredes que estão pintadas com cores mais fortes (laranja, verde alface...)todas estão pintadas com um amarelo muito clarinho. Existem também algumas fissuras na parede e em algumas zonas um pouco de humidade e a tinta está a "lascar".
Como sou inexperiente neste ramo e estava a pensar fazer isto sem recorrer a um profissional...

Se fosse possivel gostaria que me respondessem as seguintes questões:

- Na parede verde, estava a pensar pintar vermelho. Posso pintar por cima ou será melhor lixar ou pintar primeiro com outra cor?
- nos casos da humidade e onde a tista está a lascar como devo proceder?
- no caso das fissuras, devemos abrir mais um pouco e colocar massa? ou basta colocar massa e lixar?

Desde já muito obrigada,

Sofia Peres

Unknown

Resposta ao Roberto;

Qualquer primário ou tinta de má qualidade e mal aplicado é causador de muitos problemas, isso não é exclusivo do zarcão.

Sempre ao dispor

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Unknown

Resposta à Sofia;

Pode encontrar resposta a todas as suas questões e dúvidas aqui no blog explicadas de uma forma pormenorizada, no entanto e de uma forma sucinta posso dizer-lhe que pode pintar qualquer cor por cima das que já tem nas paredes, mas a tinta deve ter uma boa opacidade, por isso compre uma tinta de boa qualidade.
As fissuras devem ser ligeiramente abertas , retirar toda a massa solta e aplicar uma massa reparadora, deixar secar e lixar.
Nas zona com humidade, não pinte enquanto estiver húmido, depois lave essa zona com lixivia, deixe secar, aplique uma solução anti-fungos, deixe secar durante dois dias e depois pinte.

sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Unknown

ola, tenho o meu quarto pintado na cor azul bebe porem tive que descascar umas partes e passar massa corrida, ai na hora d pintar o quarto na cor amarela as partes com massa corrida ficou aparecendo e a tinta nao cobriu será que poderia resolver meu problema, obrigado.

Unknown

Resposta a Arthur Macedo;

O que se passou é que a tinta que comprou tem pouca opacidade, isto pode ser devido à própria tinta ou aos pigmentos da cor que escolheu. Para resolver esta situação só aplicando um primário de grande opacidade nas zonas onde se nota e depois voltar a pintar.
Numa boa loja de tintas encontra primários para este fim.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

MA

Boa Tarde,

A minha casa sempre teve problemas de humidade talvez por problemas de construção e de isolamento porque é bastante fria. Os tectos ficam completamente negros e recentemente são visiveis muitas fissuras nas paredes e a tinta a lascar. A casa foi pintada há 8 anos para resolver o problema e está agora igual. Mas o procedimento foi o que aconselha. Gostaria de saber se me pode aconselhar um produto/marca que conheça para ver se resolvo o problema.

Agradeço, desde já, a sua atenção.
Mariana

Unknown

Resposta Mariana;

No meu blog existem vários artigos que falam sobre o problema da humidade, causas e possíveis resoluções, este é um assunto bastante complexo e que causa problemas em muitas casas.
Veja um dos artigos que escrevi no seguinte link: http://goo.gl/HbxWq.

Soluções tipo igual para todos não existe e cada caso é um caso, este problema deve ser resolvido depois de um diagnostico bem feito no local por uma empresa especialista.

Se mesmo assim tiver alguma dúvida, disponha.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

O Rato que Ruge - AKA - O Gasganete

Caros amigos... preciso que me indiquem uma boa equipa de pintura na zona de Campo Maior... Conhecem alguém?

Grato.

Ricardo Castel-Branco

António A A Pires

Pretendo pintar os tectos de uma outra cõr sem ser o branco o que me aconselha?
posso usar tinta acrílica é que os tectos tèm tendência a ficarem com pontinhos pretos tipo bolor. obrigado António Pires

António A A Pires

Para pintar tectos .posso usar tinta acrílica ? tirando o branco que cõr me endica
por norma os tectos costumam ficar com pontinhos a que se deve?

Unknown

Resposta a António Pires;

O termo Acrílico quer dizer que a tinta é feita com resinas acrílicas, estas são mais resistentes que as utilizadas mais frequentemente (vinilicas), pelo facto das tintas acrílicas serem mais resistentes são mais utilizadas no exterior, no entanto pode pintar no interior com este tipo de tinta.
Tenha em atenção ao primário que aplicar, este deve ser para interior e compatível com a tinta acrílica que vai aplicar.
Em relação ao pontinhos, não sei muito bem a que se refere, se quiser ser mais explicito ou enviar uma foto, poderei tentar ser mais esclarecedor.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Unknown

Boa noite,
Tenho um teto de uma sala que resolvi pintar mas primeiro lixei tudo, como lascava tinta velha lixei muito bem lixado e bem liso. Mesmo assim lasca na mesma, o rolo que leva a tinta nova trás lascas de tinta seca. Como devo resolver esta situação?
Obrigado! Parabéns por ter criado este blogue.

Unknown

Resposta ao Pedro;

Isto deve-se ao facto da tinta antiga estar com fraca aderência, talvez os tectos tenham humidade. Pare resolver a situação deve primeiro saber a razão exacta do problema, para que de futuro não volte a acontecer.
Não há uma solução única para todas as causas, conforme a causa assim a solução.
Se o problema for a humidade nos tectos, tem que resolver o problema na origem dessa humidade, depois tem que deixar secar muito bem e fazer o esquema de pintura, primário e tinta.
Compreenda que sem ver é muito difícil dar-lhe uma resposta satisfatória.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Novo Comentário em Tintas e Pintura

Leia Antes de Comentar:

  • Os comentários deste blogue são todos moderados;
  • Escreva apenas sobre o tema deste artigo;
  • Ofensas pessoais ou spam não serão aceites;
  • Não fazemos parcerias por meio de comentários;
  • Faça comentários relevantes;
  • Para entrar em contacto, também poderá usar o nosso formulário de contacto;
  • Obrigado pela sua visita e volte sempre.
  • ATENÇÃO
  • NÃO RESPONDO A COMENTÁRIOS ANÓNIMOS, COLOQUE SEMPRE O SEU NOME!