Pintar Fachadas Exteriores
Fachadas bem tratadas, não só deixam um prédio ou casa bonita mas também protegida contra os agentes que podem degradar essas paredes, assim como evitar muitos problemas nos interiores.

CONSELHOS SOBRE PINTAR FACHADAS EXTERIORES

A fachada de uma casa deve estar sempre em bom estado de conservação para assim poder proteger de uma forma eficaz as paredes e a própria casa.

É por isso muito importante essa conservação, por isso as fachadas devem ser pintadas sempre que comecem a apresentar algum tipo de degradação.

Uma mais rápida ou mais lenta degradação depende de vários factores, como a zona onde se encontra a casa...


Clique no botão abaixo para ler o resto do artigo.

Aqui


38 comentários sobre:

"Pintar Fachadas Exteriores"

Anónimo

Boa Tarde

Em Setembro 2010 revesti, depois de bem preparadas, as fachadas exteriores da minha vivenda com sikagard 570w elastic com cor de telha para ver se funcionava na questão de impermeabilização, e funcionou bem… agora pretendo, por uma questão decorativa pintar estas fachadas com a cor original (meio bordeaux/cor de vinho), é possível pintar por cima da 570 W e qual a tinta ou tipo de tinta mais apropriada (acrilica/plastica com alguma elasticidade? sem elasticidade?), ouvi falar na tinta exteriores SIKA PASSIVOL, dado que dá para escolher a cor pretendida, é a mais indicada, poderá ser incompatível? o que me aconselham?

Obrigado,
Cumprimentos,
Fernando Trigo

Tintas e Pintura

Resposta ao Fernando

Em primeiro lugar gostaria de agradecer o seu contacto assim como a visita que efetuou ao meu blogue.
Em relação ao que me pergunta penso que já obteve resposta por parte do departamento técnico da Sika, se assim não foi agradecia que me informa-se para poder-lhe dar uma resposta.
Sempre ao dispor.

Tintas e Pintura

Anónimo

Boa noite,

Sim, contactei a SIKA mas a resposta que obtive não foi muito conclusiva, ou seja, disseram-me que era possível pintar por cima com o sikagard 550 w elastic, até porque tem uma maior variedade de cores. Mas pretendia saber se esta é mesmo a solução mais apropriada, ou se existirão outras opções? qualquer tinta acrílica (com mais ou menos flexibilidade), falaram-me na CINOFLEX da CIN porque é mais flexível e poderá acompanhar eventuais movimentos da membrana que esta por baixo…não sei?!?!

No fundo o meu objectivo é simples, cobrir/tapar a cor da membrana por forma a que as fachadas fiquem com a cor que pretendo e que seja compatível com a sikagard 570 w…e como é obvio que não tenha um custo muito elevado 

Obrigado pela ajuda.

Ps: gostei muito do blogue, com dicas excelentes…e o teste conhecimentos também me correu muito bem…apenas errei 2 :-)

Cumprimentos,
Fernando Trigo

Anónimo

Boa Noite,

Queria saber qua é a tinta ideal para eu pintar por fora de minha casa e com uma durabilidade boa, outra coisa eu posso pintar assim que eu embolsar ou tenho que espera algum tempo?

Suzana Weirich

Tintas e Pintura

Resposta à Suzana

Para pintar por fora escolha uma tinta de base acrílica, na maioria dos casos é a mais indicada, muito importante também é que seja de uma marca reconhecida no mercado, uma boa marca.
Vá auma loja de tintas de uma marca conhecida e aí vão ajudá-la com toda a certeza.

Melhores cumprimentos.

Anónimo

Gostaria de saber qual cor poderia pintar a fachada de uma loja de roupas e sapatos? Trata-se de um estabelecimento comercial destinado ao público da classe B e localizada em uma cidade de médio porte e fria.

Tintas e Pintura

Resposta a Anónimo

As cores são muito pessoais e por isso é quase impossível indicar-lhe uma cor que goste e que também seja do seu agrado.
No entanto deve verificar as cores que já tem na sua loja (interior), as cores do logotipo, etc, e pintar a fachada num tom que fique bem com essas cores.
Em alternativa julgo que tons de castanho, beje, creme, ficam sempre bem.
Veja a nossa página de cores NCS e aí vai encontrar muitas cores.

Espero ter ajudado

Anónimo

minha construção tem 4 andares e é de esquina com muito blindex que cor eu pinto é um prédio comercial.

Anónimo

olá meu nome é Jacqueline, a fachada do meu sobrado está pintado de cinza gostaria de combiná-lo em alguns recortes da contrução com outra cor para destonar, mas que cor vc me sugere que combine mais? obrigada!!!!

Unknown

Resposta a Jacqueline;

As questões de cores é muito pessoal e por isso uma cor que eu gosto muito você pode detestar, é assim mesmo, por isso é muito difícil a uma pessoa dizer que cor é que a outra deve utilizar.
No entanto existem esquemas de cores que ficam melhor do que outras e isso pode ser visto todos os dias em muitos sítios.
Se quiser que lhe dê um conselho, gostaria de ver uma foto do local, para isso pode enviar uma ou mais fotos para o nosso email, que é; tintas_pintura@hotmail.com

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

conceicao

Anonimo
Boa noite, mandei pintar a fachada lateral do prédio, a parede foi lavada e rebocado com um produto da silka, usaram como primário o primário aquoso da sotinco e para pintar o supermate da sotinco, a lateral deixava passar muita humidade para o interior gostaria de saber se estes produtos que foram usados foram os aconselhados ou se fui enganado
obg.

Unknown

Resposta a Conceição;

O esquema usado, em si, é um esquema normal, por isso não foi enganada, agora haveria outras soluções interessantes.
A tinta que diz ter sido aplicada é de boa qualidade, já em relação ao primário precisava de saber exactamente qual é que foi utilizado, pois a Sotinco tem vários. O problema não será se têm ou não qualidade, porque têm, mas sim se foi aplicado o mais correcto para a situação.
A escolha do primário mais correcto tem a ver com a situação em que se encontra as paredes, deve-se fazer uma análise prévia e escolher a melhor opção, situação que não ponho em causa que tenha sido feita.
Na minha opinião, a única coisa que teria aconselhado neste caso, era a pintura da parede com uma membrana elástica, devido às suas características de impermeabilização e elasticidade, óptimas para repinturas quando as paredes já deram de si, a Sotinco também tem este tipo de tinta.


Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Anónimo

Olá boa tarde gostaria que alguem me esclarece uma duvida em relação a compra.
Gostaria de saber se as tintas vendidas nas grandes superficies de marcas conhecida por exemplo( barbot, cin, Dirup e outras )são de confiencia é que seu preço em algumas tintas tem grande diferenca em relação vendidas nas lojas das marcas.

Unknown

Resposta a Anónimo;

Em relação ao preço de uma tinta, pode ver o nosso artigo sobre o assunto no seguinte link; http://tintasepintura.blogspot.pt/2009/02/o-custo-de-uma-tinta.html
No que diz respeito às marcas que comercializam estas tintas, são estratégias comerciais, podem estar erradas ou não, não me compete julgar, mas todas estas marcas têm produtos de grande qualidade como de fraca qualidade. Tudo depende do preço que o cliente quer pagar.
Uma coisa é certa, seja no supermercado ou em outra loja qualquer, não vai encontrar uma tinta barata(baixo custo), que seja de grande qualidade.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

José

Olá sou José Magalhães
Gostaria de saber se é possível pintar paredes exteriores com pistola,
tenho procurado em vários sites mas a informação náo é conclusiva.
Se sim, onde posso comprar/alugar o equipamento?

obrigado pela atenção

Unknown

Resposta a José Magalhães;

Claro que sim, pode pintar praticamente todas as superfícies existentes com um sistema destes, mas atenção para paredes exteriores e interiores tem que ser a máquina certa, ou seja não serve qualquer uma.

Depois tem o custo destas máquinas, não são baratas, pelo que, na minha opinião só justifica para médias/grandes empresa de pintura e não para particulares.

Em relação à questão de aluguer, não conheço, em Portugal, quem o faça.

A Wagner é líder mundial neste tipo de máquinas, mas infelizmente ainda não estão em Portugal, o mais perto é em Espanha.

Pode ver na página desta empresa as opções que tem deste tipo de equipamentos; http://www.wagnerspain.com/portal/contractor_superfinish_es_wag,123961,114661.html.

Pode ver a nossa página sobre esta matéria, no seguinte link; http://tintasepintura.blogspot.pt/2011/03/pintura-airless-ou-pintura-rolo.html

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Anónimo

Boa tarde, O meu nome é Francisco e solicito ajuda na seguinte questão:
Tenho de pintar a parte lateral da casa que está exposta ao sol durante todo o dia assim como á chuva.
A casa nunca foi pintada desde que cá vivo e segundo alguns amigos deste ramo,não foi dada menbrana para isolamento,o problema para além da tinta começar a soltar-se e as fendas a surgirem é o da humidade no interior.
Dos pintores a quem pedi orçamentos já me disseram:

1-Tem de ser lavado, levar membrana e depois tinta acrilica.
2- Tem de ser lavado, levar esfregaço, tinta de areia e depois acrilica.
3-Tem de ser lavado, levar primário e tinta acrilica.
4- Tem de ser lavado, membrana e tinta de areia.
Eu que não percebo disto não sei o que faça, nem produtos nem marcas.
È que o valor da mão de obra não é a questão pois cada um é custa o que custa, o problema é que eu tenho de optar e não sei o quê, a responsabilidade é minha.
Será que poderia ter a amabilidade de me ajudar?

Gostei do blog pois tem muita utilidade.

Obrigado
Francisco

Unknown

Olá Francisco;

Obrigado pelo seu contacto.
Realmente os pintores tem opiniões muito diferentes para o mesmo caso, tudo depende como gostam mais de pintar e nem sempre escolhem a melhor forma, ou seja a forma mais indicada para cada caso.
Para responde à sua questão gostaria de saber o estado em que se encontra a parede e a tinta antiga, assim como a zona onde vive.
Como se trata de uma questão técnica, agradecemos que nos contacte por email. Pode usar o nosso formulário de contacto na página Contacto no menu superior.

Aguardamos a sua resposta
Tintas e Pintura à sua disposição!

Sonia Abe

Boa noite,gostaria de uma sugestão.Coloquei um detalhe de pedras na faixada de minha casa as pedras tem tons pastéis são pedras portuguesas e ainda estou em dúvida na cor que vou pintar o resto da parede.Poderiam me sugerir uma cor que ficasse as pedras em destaque,Obrigada.

Unknown

Resposta ao visitante;

Se deseja dar destaque às pedras terá que pintar as paredes num tom que façam contraste com as pedras, pois se as paredes forem do mesmo tom ou aproximado ao das pedras então estas não se vão destacar, ou seja fica tudo muito igual.
Em relação à cor, esta terá que ser a seu gosto, pois as cores têm muito a ver connosco e uma cor que eu gosto outra pessoa pode não gostar e vice versa.

Sempre ao dispor.
Tintas e Pintura
Carlos Santana

Gustavo

Boa tarde,

Estou a remodelar um prédio antigo e como sou novo nestas andanças pedia a vossa ajuda para o seguinte:
Limpamos e escovamos a fachada, vamos rebocá-la novamente com massa fina e agora não sei ao certo que tinta usar.
Já li quem aconselhasse acrílica, já me falaram em silicato e em membrana.
Eu penso que, como vai ser rebocado, a membrana seria descartada e optar-se-ia por uma tinta que deixasse "respirar" a parede (não sei se é um mito ou não).
O que me aconselham?

Muito obrigado!

Unknown

Resposta ao Gustavo;

Conforme explico no artigo acima, uma boa tinta para fachadas deverá deixar passar a humidade do interior para o exterior (tinta respirável), e nunca deixar passar a humidade do exterior para o interior (tinta impermeável).

Neste artigo também deixo algumas indicações sobre o tipo de tinta a utilizar conforme a situação do prédio a pintar.

A tinta de Silicato normalmente só é usada em edifícios com um traço antigo, para após a pintura não alterar e manter o aspecto destes edifícios.
A tinta membrana elástica deve ser aplicada em repinturas quando já existem fendas e rachas nas paredes. Esta tinta deixa as paredes respirarem e não deixa entra as humidades.
A tinta 100% acrílica é a mais indicada para a maioria dos casos. Deve ser sempre aplicada conforme indicado pela marca.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Unknown

Boa tarde,
Acabo de ler vários depoimentos de algumas pessoas, no caso em particular estou com um problema bastante mais grave. o meu predio de 3 pisos foi pintado há 3 anos com membrana elástica, (percebemos isso agora..) penso que da marca kenitex'!!, está perfeito em cor no exterior, contudo o interior de quase todas as frações, estão cheias de humidades nas paredes.. pergunto, qual a solução para este caso?!! ontem reunimos extraordinariamente, e pensamos que a solução é mandar retirar toda a tinta... mas como fazer o responsável assumir esse serviço?!! o prédio tem 15 anos e é na zona de Sintra, com a agravante que tem paredes simples.
Att
Maria Domingues

Unknown

Resposta à Maria Domingues;

Obrigado pela sua questão.

Sem ver o problema no local é difícil de dizer-lhe exactamente qual a solução assim como a causa do problema.
Repare que são pintados todos os anos muitos prédios com este tipo de tinta, Membrana Elástica, e a grande maioria não tem nenhum problema, aliás a tinta membrana elástica tem uma dupla função que é não deixar entrar as humidades exteriores a ao mesmo tempo deixar as paredes respirarem, mas para isso acontecer esta tem que ser aplicada de forma correcta e conforme o indicado pelos fabricantes das tintas, e o que acontece é que por vezes os pintores não o fazem e aplicam esta, mas também os outros tipos de tintas, "à sua maneira", por essa razão raras são as vezes em que as marcas se responsabilizam pelos maus resultados que vão aparecendo, como é obvio.

Infelizmente tenho receio que dificilmente vá conseguir responsabilizar o pintor por este problema, caso o problema seja mesmo da pintura, o mais provável é que não aceite a reclamação e que se desculpe com outros factores.

Por isso aconselho-a a reunir documentação que prove a pintura efectuada a data da pintura e a tinta/marca que foi aplicada, assim como o esquema de pintura aplicado.
Exponha directamente o problema à marca da tinta aplicada e peça que mandem um técnico analisar o problema e que elabore um relatório.
Na posse desta documentação chame e responsabilize o pintor, e apresente-lhe as provas do mau trabalho (caso seja este o problema).
Se mesmo assim este não aceitar a reclamação só lhe resta ir para tribunal e pedir uma indemnização.

Boa sorte.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Anónimo

Rui Marques wrote:
Boa noite.
Quero pintar as fachadas de uma vivenda perto do mar. Foi pintada com membrana elástica (marca já desaparecida) há quase 20 anos, devido à humidade que tinha, e não está mau nem apresenta fissuras ou bolsas.

Tenho 3 questões:
1 - É melhor aplicar tinta acrílica, que penso ser mais resistente e rende mais a pintar? Ou como alguns dizem, é maiss eguro voltar a pintar com membrana para não ter dissabores?
2 - Antes da pintura, tem que se dar algum primário ou fixador?
3 - Vi as tintas membranas e estou indeciso: d eum lado tenho a Dyrup ou a CIN; e do outro tenho a SIKA, bem mais barata (sendo suíça, tenho a ideia que não fazem mau material; queria uma pintura para mais 20 anos. O que fazer?
Ou tem outra sugestão?

Obrigado, Rui Marques

Unknown

Resposta ao Rui;

A tinta que aplicou parece ter resistido muito bem ao tempo, mas infelizmente como me disse já não existe no mercado, no entanto sem me dizer a marca e referência não lhe posso indicar algo semelhante.

Existem alguns revestimentos especiais para fachadas, mas estes devem ser aplicados nos casos indicados por um especialista que possa ir ao local e efectuar uma análise, pois são produtos caros, (as principais marcas de tintas têm estes produtos), se está disposta a ir para uma solução destas, peça a deslocação à sua casa de um técnico da marca que escolher.

Em relação a uma tinta que dure mais 20 anos, acho que vai ser difícil, uma vez que a sua casa fica situada numa zona afectada por um clima extremo (mar), o máximo que uma tinta de grande qualidade pode resistir numa zona destas são de 8 a 10 anos.

Leia o artigo acima e aí poderá encontrar a resposta às outras questões que me faz.

Sempre ao dispor.
Carlos Santana
Tintas e Pintura

Anónimo

Boa noite Sr Carlos Santana
Estou a analisar a compra de uma tinta para paredes exteriores e ao analisar as tintas verifica-se uma grande variedade, quer no preço que na qualidade assim gostaria de colocar as seguintes questões:
1- Qual a diferença entre a tinta mate e acrílica?
2- Qual a melhor para a pluviosidade ou seja a mais estanque ás chuvas?
3- Qual será a melhor tinta para paredes exteriores tendo em linha de conta o preço e a qualidade?
4- Uma tinta com o preço abaixo de +-35€ lata 15/20 litros será boa?
Obrigada desde já pela resposta
Joaquim ferreira

Unknown

Boa noite Joaquim Ferreira;

No artigo que escrevi acima explico tudo sobre como pintar fachadas, diferença entre tintas, etc.
No entanto e respondendo às suas questões posso-lhe dizer o seguinte;

1 - Não existe relação nenhuma entre tinta mate e acrílica, são coisas diferentes, uma é o aspecto final e a outra é o tipo de tinta.
2 - As tintas acrílicas são as melhores para exterior e por vezes é necessário ser 100% acrílica porque é mais resistente, dependendo da zona entre outros factores.
3 - Qualidade é uma coisa, preço é outra, quer dizer, existe uma relação directa entre estes dois factores, a qualidade paga-se. A melhor tinta é aquela que conseguir comprar tendo em conta o que lhe digo acima pelo melhor preço.
4 - Para o exterior não aconselho tintas com esses preços, o que é bom é caro e para o exterior deve-se escolher o melhor para evitar problemas, mais despesa e trabalho.

Espero ter ajudado.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Unknown

Bom dia,
Pode indicar quais as tintas equivalentes na Dyrup ou CIN às seuintes da Robbialac: Aquarepel e tinta de areia Aquartex.
Obrigado,
L Marques

Unknown

Resposta L. Marques;

Note que não existem tintas 100% iguais, de marcas diferentes, por isso não lhe posso indicar uma que seja igual em todos os itens de apreciação a outra, apenas lhe posso indicar tintas que podem ser parcialmente idênticas e com/ou características idênticas, pode ver as fichas técnicas das tintas nos links que lhe envio.

Robbialac - 053 Aquarepel - http://goo.gl/ku7iP1
Cin - 10-125 Nováqua HD - http://goo.gl/dtH1KJ
Dyrup - 5700 Dycrilforce - http://goo.gl/93uhdy

Robbialac - 088 Aquortex - http://goo.gl/iXI5Kt
Cin - 10-170 Novatex AC - http://goo.gl/uVz15t
Dyrup - 5900 Dycriltex - http://goo.gl/I8GGEZ


Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Unknown

Bom Dia


Tenho as paredes das garagem com salitre e com um pouco humidade juntamente o que me aconselha a utilizar para esconder estas misérias??? Já me falaram em tintas anti-humidade e anti-salitre. mas sinceramente nem sabemos o que usar. Agradecia que me ajudasse pois não sabemos o que fazer para esconder. Muito obrigado pela atenção Ana

Unknown

Olá Ana;

Obrigado pelo seu contacto.

Pode haver muitas causas para o aparecimento de salitre nas paredes, por isso não há uma resposta única, a situação deve ser avaliada e descobrir-se a causo do problema, só assim se pode fazer um tratamento mais eficaz.

Já fiz um post sobre o assunto e onde poderá perceber melhor esta situação, pode ver no seguinte link;
http://tintasepintura.blogspot.pt/2011/02/salitre-causas-e-tratamento.html ,
lá encontrará algumas respostas para o seu problema.

Se mesmo assim tiver alguma dúvida disponha.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

C. Ferreira

Bom dia,

Gostaria de ter a opinião de quem sabe, qual a melhor tinta ou mais apropriada para pintar uma moradia exterior com 6 anos já com algumas fissuras pequenas no reboco a nível estrutural em alguns sítios e também perda de cor (amarelo forte ou torrado), e a pintura original é de tinta texturada de areia.
Estou indeciso entre tinta boa 100% acrílica tipo Dycrilforce / Nováqua HD, ou então tinta de membrana tipo Robbiflex.
O objectivo é cobrir as fissuras ou rachas (pequenas) e as microfissuras da própria tinta original, proteger as paredes dos agentes atmosféricos e dar um aspecto limpo e arranjado à casa, que a meu ver em apenas 6 anos degradou bastante a cor e a qualidade da tinta aplicada.
Visto as fissuras serem pequenas é melhor aplicar primeiro massa própria e depois tinta acrílica lisa ou só a tinta de membrana?
Muito obrigado

Unknown

Resposta a C.Ferreira;

Caro leitor, muito obrigado pelo seu contacto,

Em relação às suas questões, pode ler os posts que já escrevi sobre o assunto;
http://www.tintasepintura.pt/pintar-fachadas-exteriores/
http://www.tintasepintura.pt/esquemas-de-pintura-exterior/

Repare que o tipo de tinta deve ser escolhida em função de vários factores, como o estado das paredes, a humidade existente, a zona onde está a casa, etc. e isso só pode ser feito por um profissional no local.

As tintas que me indica podem ser todas boas opções, mas como lhe disse uma pode ser melhor do que outra, conforme a situação.

Repare que a membrana elástica pode ser uma boa opção mas apenas na repintura de uma casa, que é o seu caso e desde que muito bem aplicada.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Unknown

Boa tarde! Gostei muito do seu blog. Gostaria de saber sua opinião sobre a tinta adequada para pintar um prédio de 20 anos, o prédio tem varias infiltrações e rachaduras. Na ultima reuniao de condominio alguns moradores sugeriram a tinta emborrachada, devido ajudar nas infiltraçoes e maior durabilidade, outros ja criticaram e disseram que esta tinta causaria bolhas devido a idade do predio. Logo, como nao entendo nada sobre tintas, gostaria de saber qual sia opiniao, para o melhor rvestimento em um predio de 20 anos, considerando sua situaçao, bem como, o que vc acha desta tinta embirrachada. Muito obrigada pela atenção.
Raquel

Unknown

Olá Raquel;

Obrigado pelas suas questões:

Já publiquei algumas matérias sobre o assunto no meu site e que pode ler nos seguintes links;
http://www.tintasepintura.pt/pintar-fachadas-exteriores/
http://www.tintasepintura.pt/pintar-exteriores/

A tinta "membrana elástica" foi desenvolvida a pensar em paredes de prédios antigas, que apresentem fissuras, pois esta tinta devido à sua elasticidade acompanha as movimentações da parede sem que parta, deixando assim as paredes mais protegidas a esse problema.
Em relação a ganhar bolhas, isso só acontece se as paredes tiverem humidade no seu interior, pois ao tentar sair vai encontrar uma barreira, mas em contrapartida do exterior para o interior as paredes ficam totalmente isoladas e não entra nenhum tipo de humidade.
Esta tinta é impermeável à água e permeável ao vapor da água, logo deixa as paredes respirarem.
Atenção que isto só acontece se for bem aplicada, por um profissional bastante competente, o que nem sempre acontece.
A tinta mais convencional para paredes exteriores são as 100% acrílicas e existem muito boas no mercado.
Cada caso é um caso e só visto no local por um profissional é que se pode ter a certeza da melhor solução, na verdade quando se vai ao médico, não somos nós que dizemos ao médico qual o medicamento que queremos, pois não? Com as tintas também deve ser assim!
Por esta razão aconselho a primeiro escolherem a marca com que querem pintar o prédio, depois pedem à marca a presença de um técnico para dar o seu aconselhamento profissional e só depois contactam um pintor.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura



Anónimo

Boa tarde!
Tenho a minha casa pintada a já algum tempo com membrana, agora posso pintar com tinta acrílica por cima da membrana?
Também gostaria de saber se posso pintar à pistola? Por exemplo com a wagner 665, por se mais em conta?
grato pela atenção!

José Silva

Orestes Junior

Bom dia. Gostaria de saber com qual cor devo pintar a parede externa da minha loja, qual cor para o nome da loja na mesma parede e qual cor para as grades do portão de entrada. Obg

Novo Comentário em Tintas e Pintura

Leia Antes de Comentar:

  • Os comentários deste blogue são todos moderados;
  • Escreva apenas sobre o tema deste artigo;
  • Ofensas pessoais ou spam não serão aceites;
  • Não fazemos parcerias por meio de comentários;
  • Faça comentários relevantes;
  • Para entrar em contacto, também poderá usar o nosso formulário de contacto;
  • Obrigado pela sua visita e volte sempre.
  • ATENÇÃO
  • NÃO RESPONDO A COMENTÁRIOS ANÓNIMOS, COLOQUE SEMPRE O SEU NOME!